segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Central de Libras vai facilitar acesso de pessoas com deficiência a Serviços Públicos

Fonte: Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED)

Na Semana Internacional da Pessoa com Deficiência, sistema inédito no país coloca a tecnologia a serviço da comunidade surda.
Central funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


A partir do dia 1º de dezembro, a comunidade surda terá mais facilidade para obter informações sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura de São Paulo. Nessa data, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida coloca em operação o projeto piloto da CELIG – Central de Libras, Intérpretes e Guias-Intérpretes.

A Central vai utilizar terminais de computador e webcam instalados em diferentes pontos do serviço público municipal para que o cidadão surdo possa conversar à distância, pelo monitor, com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Os intérpretes podem transmitir todas as informações hoje só disponíveis ao público ouvinte pelo telefone 156. Tal intermediação também vai facilitar o contato com o atendente presente no local.

No projeto piloto – com duração 6 meses – haverá terminais nas Praças de Atendimento das subprefeituras da Sé, Mooca e Lapa. Ainda não será possível acessar o serviço a partir das residências.

Expansão

Em meados de 2010, a CELIG chegará a todas as 31 subprefeituras e, gradualmente, a outras unidades do serviço público municipal, com prioridade para hospitais e outras unidades da rede de saúde.

No futuro, também será possível agendar um guia-intérprete para acompanhar surdo-cegos no atendimento em órgãos públicos municipais.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Praça Benedito Calixto recebe a 1ª Feira Cultural Inclusiva

Fonte: SMPED

FEIRA CULTURAL PROMOVE A INCLUSÃO

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) e a Subprefeitura de Pinheiros promovem, dia 29 de novembro (domingo), das 10h às 17h, na Praça Benedito Calixto (Pinheiros), a 1ª Feira Cultural Inclusiva.

O evento celebra a Semana Internacional da Pessoa com Deficiência e busca promover a inclusão, a auto-estima, a cidadania e o combate ao preconceito.

A festa terá atrações artístico-culturais, área de alimentação e uma exposição/feira de artesanato e instituições do segmento, englobando todos os tipos de deficiência.

O público que comparecer ao evento poderá também conhecer ou tirar dúvidas sobre os serviços públicos voltados à pessoa com deficiência na cidade, como bilhete especial para transporte, autorizações para estacionamento em vagas reservadas, núcleos de reabilitação, táxis adaptados, programas para inserção no mercado de trabalho, entre outros.

Haverá transporte adaptado gratuito até o local do evento pelo serviço Atende, no período das 9h às 17h, com saída e chegada na estação Barra Funda do Metrô.

Arte e inclusão
O show trará espetáculos inclusivos, como contação de histórias e apresentações de música e teatro com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e com audiodescrição, balé adaptado e oficinas de arte e recreação. Entre as atrações confirmadas está o clown Marcos Casuo, conhecido internacionalmente por ter integrado a trupe do Cirque Du Soleil.

SMPED

Criada em 2005, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) foi uma iniciativa pioneira no Brasil e atua como ferramenta facilitadora para que o poder público e os vários setores da sociedade desenvolvam projetos que propiciem a interação da diversidade humana, com objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.


Programação

Palco Inclusivo


10h – Duo Simpatia (música)
10h30 – Dança Inclusiva
11h – Sorri Brasil (teatro de bonecos)
11h30 – Contadores de Histórias (com tradução para LIBRAS)
12h30 - Peter Pan e Pinóquio Salvando a Natureza (teatro)
13h – Abertura Oficial e Hino Nacional (com tradução para LIBRAS)
13h30 – Clown Marcos Casuo (humor)
14h30 – Giovanna Maira (música)
15h – Trupe do Trapo (teatro inclusivo)
16h – Universo Casuo (espetáculo circense, com humor e música)

Outras atrações (tendas)

• Oficinas Culturais (adultos e crianças)
• Capoeira inclusiva


O evento conta com apoio da São Paulo Turismo e do Centro Cultural São Paulo.

Secretaria da Pessoa com Deficiência inicia série de vistorias em shopping centers da capital


Texto Lincoln Tavares / SMPED.

Principal objetivo é verificar se os estabelecimentos estão cumprindo a lei que determina a reserva de 3% de vagas de estacionamento para as pessoas com deficiência

Foto: Secretário Marcos Belizário (e) e Marcelo Bueno (Gerente de Operações do Shopping Anália Franco)

Dando continuidade ao acordo firmado com o Ministério Público Estadual (MPE) e diversos shopping centers da cidade para fiscalização das vagas de estacionamento reservadas às pessoas com deficiência, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) visitou na tarde desta quarta-feira (25) o Shopping Anália Franco, na zona leste da Capital.

Acompanhado por engenheiros e arquitetos da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) e agentes vistores da Subprefeitura do Aricanduva, o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Marcos Belizário verificou questões como: quantidade de vagas de estacionamento reservadas às pessoas com deficiência, sinalização e dimensionamento destas vagas, acessibilidade arquitetônica (rampas de acesso, banheiros, bebedouros), sinalização vertical e horizontal (piso tátil e placas em braile), elevadores etc.

Com as informações obtidas nesta visita, os agentes vistores da Subprefeitura de Aricanduva, em conjunto com os técnicos da CPA, vão elaborar um relatório detalhado com todas as alterações necessárias para o cumprimento das normas de acessibilidade. Esse relatório será entregue nos próximos dias e o shopping deverá promover as adequações imediatamente, sob pena de multa, a ser aplicada pela Subprefeitura da região.

Até o momento, 16 shoppings da capital já assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MPE e a SMPED, assumindo o compromisso de fiscalizar o uso das vagas reservadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Outros 14 estabelecimentos não aceitaram o acordo, serão acionadas pelo MPE e poderão receber sanções mais pesadas. Aproximadamente vinte shoppings ainda negociam a adesão ao TAC.

Os signatários que descumprirem o TAC estão sujeitos a multa diária de 500 cestas básicas por autuação. A fiscalização é responsabilidade do Ministério Público do Estado de São Paulo e da própria população, que pode encaminhar denúncias para a Promotoria de Justiça de Direitos Humanos – Área de Pessoas com Deficiência, localizada à Rua Riachuelo, nº 115 – tel. 3119-9054.

Pelo acordo, 50% dessas vagas devem ser cercadas e funcionários devem estar disponíveis para prestar informações sobre localização e liberar essas vagas em, no máximo, 15 minutos. Outra alternativa prevista é a concentração dessas vagas no estacionamento VIP, pelo mesmo preço de uma vaga comum. Além disso, cada shopping desenvolverá, por diversos meios, campanhas educativas junto aos clientes.

Segundo a lei municipal 11.228/92 (Código de Obras e Edificações - COE), 3% das vagas de estacionamentos com capacidade acima de dez veículos devem ser reservadas para veículos que transportem pessoas com deficiência – independentemente dos 5% reservados a idosos pela lei 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) – e obedecer a normas de localização e dimensões previstas na NBR 9050/2004 ou no próprio COE. Entretanto, a legislação também determina que as áreas de estacionamento privadas não podem sofrer fiscalização pelas autoridades de trânsito.

Lista de shoppings que assinaram o TAC até o momento:
- Brascan Century Plaza;
- Shopping Pátio Higienópolis;
- Shopping Pátio Paulista;
- Shopping Raposo;
- West Plaza Shopping;
- Shopping Butantã;
- Shopping Center Norte e Lar Center;
- Shopping D&D;
- Shopping Center Fiesta;
- SP Market;
- Shopping Ibirapuera;
- Shopping Light;
- Shopping Mega Polo Moda;
- Shopping Nações Unidas;
- Shopping Vila Lobos
- Shopping Pirituba;
- Shopping Bourbon.

Lista dos Shoppings que serão acionados judicialmente:
- Shopping Anália Franco
- Shopping Aricanduva
- Shopping Central Plaza
- Shopping Continental
- Shopping D
- Shopping Eldorado
- Shopping Frei Caneca
- Shopping Iguatemi
- Shopping Interlagos
- Shopping Jardim Sul
- Shopping Market Place
- Shopping Santa Cruz
- Shopping Metrô Tatuapé
- Shopping Morumbi

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A cidade é bem mais deficiente que as pessoas!

Todos temos "necessidades especiais", mas quem é deficiente: a cidade ou as pessoas? Propaganda da França, fantástica!!!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Secretário Marcos Belizário propõe utilização do IPTU para reforma das calçadas

Uma proposta apresentada na Câmara de São Paulo prevê uma reforma geral nos 30 mil km de calçadas da capital. O custo seria bancado pelo dono de cada imóvel. Segundo o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Marcos Belizário, uma contribuição para a reforma das calçadas é necessária e seria administrada pela Prefeitura. A proposta deve ser enviada ao prefeito Gilberto Kassab até o fim deste mês.

sábado, 7 de novembro de 2009

Impostos e publicidade podem financiar acessibilidade de calçadas

Fonte: Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - SMPED

Utilizar receitas da contribuição sobre combustíveis, do aluguel de espaços publicitários em mobiliários urbanos e do IPTU para tornar as calçadas de São Paulo mais acessíveis. Estas foram propostas apresentadas no seminário “Passeios Públicos e Mobiliário Urbano na Cidade de São Paulo”, promovido dia 22 de setembro pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED).

Destinar 1% da receita da CIDE, durante três anos, para financiar ações de acessibilidade nos municípios foi a proposta apresentada por Manuel Rossitto, coordenador do Grupo de Vias da FIESP. Outra sugestão nasceu do programa Cidade Limpa. A lei, que praticamente baniu a publicidade das fachadas comerciais da cidade, abriu exceção para a exploração de espaços no mobiliário urbano. A receita obtida com esse uso poderia ser utilizada em projetos de readequação do próprio mobiliário.

O secretário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida defendeu o modelo de contribuição de melhorias para ampliar e financiar as ações de adequação e padronização das calçadas. Por este mecanismo, a Prefeitura poderia construir ou reformar as calçadas mais problemáticas e o custo seria incorporado ao IPTU dos moradores beneficiados.

“Com base nas conclusões deste encontro, vamos formular uma proposta que será levada ao prefeito e debatida com a sociedade. Este é um tema que interessa a todos e não só às pessoas com deficiência. A calçada deve ser vista como um espaço privilegiado do pedestre”, conclui a arquiteta e presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), Silvana Cambiaghi, organizadora do seminário.

Uma homenagem a um doutor em paz e filosofia

Daisaku Ikeda, presidente da SGI recebe título honorário da Universidade da Indonésia
A Universidade da Indonésia, uma das mais conceituadas e tradicionais universidades do Sudeste Asiático, concedeu um título de Doutor Honorário em Filosofia e Paz para o presidente da SGI, Daisaku Ikeda.
A solenidade de entrega da homenagem ocorreu na tarde do dia 10 de outubro no Auditório Memorial da Universidade Soka, localizada em Hatioji, cercanias de Tóquio, e foi a primeira cerimônia de concessão realizada no exterior por essa universidade.
A homenagem reconhece os contínuos esforços do líder da SGI na promoção da paz, da cultura e do diálogo, estreitando assim os laços de amizade entre as nações.
Uma comitiva especial da universidade, liderada pelo seu presidente, professor doutor Gumilar Rusliwa Somantri, viajou especialmente ao Japão para a concessão do título.
O embaixador indonésio no Japão, Jusuf Anwar, e outros representantes da embaixada também estiveram presentes na ocasião junto com várias autoridades que prestigiaram a homenagem entregue ao presidente da SGI. Esse é o 263o título oferecido por instituições de ensino de todo o mundo.
A Universidade da Indonésia foi fundada em 1849. Ela possui hoje convênios com diversas outras universidades e já formou mais de 400 mil estudantes. Além disso, ela é hoje considerada uma instituição moderna, abrangente, humanista e multicultural, possuindo renome no campo das pesquisas científicas realizadas em parceria com diversos centros acadêmicos por meio de programas de intercâmbio.