terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Campanha "Natal com Respeito e Cidadania"

Fonte: SMPED

No dia 23, das 16h às 20h, nove shopping centers da capital distribuirão material educativo, com formato semelhante ao de uma multa, para ser colocado no pára-brisa de carros flagrados desrespeitando as vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência.

Participam da campanha os shoppings:
Butantã, Center Norte, Mega Pólo Moda, Nações Unidas, Pátio Higienópolis, Raposo Tavares, SP Market, Villa-Lobos e West Plaza.

Segundo o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, a campanha é apropriada para esta época do ano, já que o respeito ao próximo também faz parte do chamado espírito de Natal. “Por isso, a correria típica das compras natalinas não pode servir de desculpa para que as pessoas não cumpram com requisitos básicos de educação e cidadania”.

A iniciativa faz parte do acordo firmado entre a Prefeitura de São Paulo, o Ministério Público Estadual (MPE) e diversos shopping centers da Capital que assinaram, em setembro deste ano, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), comprometendo-se a fiscalizar o uso das vagas.

Vistorias

Além de fiscalizar os estabelecimentos e orientar a população por meio de campanhas educativas, a SMPED oferece o curso “Sem Barreiras no Atendimento” para os funcionários dos shoppings que aderiram ao TAC e já iniciou um cronograma de visitas aos estabelecimentos comerciais que não assinaram o termo.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Campanha Trânsito Mais Gentil

Como esse espaço não é "pautado" por um único tipo de assunto, embora as questões relacionadas à causa da pessoa com deficiência e a cultura humanística tenham um maior espaço, achei muito bacana o vídeo da campanha "Trânsito mais Gentil", da Porto Seguro. Quem me conhece sabe o quanto me incomoda aquelas pessoas que dirigem de maneira desrespeitosa, irresponsável e até mesmo agressiva!
Uma das primeiras lições de volante que tive com o meu pai foi: Você dirige para os outros, não para você! Ah como será legal quando os pseudo-motoristas se conscientizarem que não estão sozinhos!

Prefeitura e INSS criam Turma Piloto de Capacitação Profissional de Reabilitandos

Texto que escrevi para SMPED:

A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) e do Trabalho (SMTRAB) estabeleceu uma parceria com o setor de Reabilitação Profissional da Gerência Executiva São Paulo Centro da Previdência Social, com o objetivo de ampliar a inserção profissional de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no mercado de trabalho. Uma turma piloto com 40 pessoas em processo de reabilitação profissional - por motivo de afastamentos decorrentes de acidentes de trabalho e auxílio doença -, foi criada em novembro deste ano.

Por meio de um Curso de Capacitação Profissional, esses reabilitandos recebem aulas de Gestão Comportamental (carga horária de 24 horas), Informática (60 horas) e Marketing Profissional (60 horas), de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, no Centro Universitário Sant’Anna – UniSant’Anna. As aulas são ministradas por profissionais contratados pela SMPED. O foco principal do curso é identificar as implicações para a contração de pessoas com deficiência e reabilitandos nas empresas. Outro aspecto fundamental desse novo formato é incentivar e conscientizar esse público sobre a importância de retomar suas atividades profissionais.

Rosana Aparecida Valle, FCT (Função Comissionada Técnica) de Reabilitação Profissional da Gerência Executiva São Paulo Centro (GEX SP Centro), fala dos desafios deste projeto. “A Reabilitação Profissional é um dos Serviços da Previdência Social, que tem o objetivo de oferecer os meios de reeducação ou readaptação profissional para o retorno dos segurados ao mercado de trabalho. Existem vários desafios dentro deste contexto. Mas, na minha opinião, o maior deles ocorre logo após à recusa das empresas às propostas de readaptação encaminhadas pelas Orientadoras Profissionais do INSS”. Ainda assim, segundo Rosana, o retorno dos segurados com relação a esse curso é muito positivo. “Já estamos conseguindo apurar através do feedback dos segurados, os resultados positivos desta importante parceria com a SMPED, SMTRAB e a UniSant’Anna. O Programa de Reabilitação Profissional GEX SP Centro, aliado aos cursos ministrados pelos profissionais contratados pela SMPED e o ambiente físico proporcionado pela UniSant' Anna, só ratificam o compromisso comum de atendermos da melhor forma o cidadão, comemora.

Jocélio Fernandes Dantas, 32 anos, morador de Vila Prudente, Zona Leste da Capital é um dos participantes do curso. Devido ao peso excessivo das caixas que carregava diariamente em seu trabalho como encarregado de produção, adquiriu sérios problemas ao longo de toda a coluna vertebral. Ele foi submetido a uma cirurgia em fevereiro de 2007, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e desde então está afastado do trabalho. A empresa que Jocélio trabalhou por mais de seis anos alega que não têm mais interesse em ficar com o funcionário. Fernandes não consegue ficar em pé por mais de cinco minutos devido as fortes e implacáveis dores na coluna e no quadril. Ele também não consegue ficar sentado por muito tempo, pois os pinos e hastes colocados entre a chamada L5 (5ª e última vértebra da região lombar) e o sacro (região entre as vértebras lombares e o cóccix) são extremamente desconfortáveis. “Aqui no curso somos tratados com dignidade. Eles nos incentivam a buscar um recomeço. Quero mostrar que ainda tenho forças”, brada Jocélio.

Já Claudianor Paulo Filho, 35 anos, casado, morador da Mooca, zona leste da capital, trabalhava na área da Construção Civil. Estava muito bem empregado quando sofreu um acidente em dezembro de 2006. Ele contou que ao sair do trabalho, dirigiu-se para o ponto de ônibus próximo ao Aeroporto de Congonhas. Surpreendentemente, um carro desgovernado subiu na calçada e pegou-o em cheio. Claudianor foi levado para o Hospital São Paulo e teve a perna direita amputada. Após o período de recuperação a empresa encaminhou-o para reabilitação na AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), arcando com todas as despesas. “Já conversei com os meus superiores e após esse curso volto a trabalhar numa outra área. A empresa está oferecendo todo o suporte desde que sofri o acidente. O pessoal do curso é muito compreensivo e atencioso”. Filho comentou ainda sobre os vários exemplos de pessoas que palestraram no primeiro módulo do curso (Gestão Comportamental). Para ele, compartilhar essas experiências é fundamental para que todos os reabilitandos percebam que tem potencial para superar suas dificuldades.

De acordo com dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho de 2007, foram registrados 653.090 acidentes de trabalho que geraram 2.804 óbitos; 8.504 Incapacidades permanentes parciais ou totais e 281.696 incapacidades temporárias de mais de quinze dias. Diante deste cenário, a Prefeitura de São Paulo, pretende acompanhar permanentemente os segurados do Curso de Capacitação Profissional de Reabilitandos do INSS, verificando o processo de encaminhamento ao mercado de trabalho, bem como a qualidade da inclusão desses profissionais nas empresas.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Livro: "Meu manifesto pela Terra" - Mikhail Gorbachev


Resenha:
Como reverter a globalização em favor da humanidade? É esta pergunta difícil que Mikhail Gorbachev se propõe a responder em ' Meu Manifesto pela Terra'. Evocando sua infância no Cáucaso, retraça sua trajetória pessoal, o impacto de Tchernobil e sua tomada de consciência ecológica, que o levou a criar a associação Cruz Verde.

Nota:
Vale ressaltar que na segunda parte do livro, Gorbachev fala de sua amizade com o Dr.Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional. Que orgulho!!!

Livro: "Astronomia & Budismo – Uma jornada rumo ao distante Universo"


Resenha / Fonte:

Este livro, Astronomia e Budismo, nos fornece uma visão abrangente do Universo, dos planetas e das estrelas auxiliando-nos a entender que a Terra faz parte desse imenso sistema galáctico.

Mourão e Ikeda, um astrônomo e outro budista, apresentam visões diferentes e, ao mesmo tempo, convergentes do papel dos seres humanos no futuro da Terra, tendo, ambos a preocupação pelo futuro da humanidade. Apostam nos jovens como agentes modificadores do rumo da humanidade e na apreciação do Universo como um dos fatores para a mudança do pensar humano.

Apesar do enfoque do diálogo ser astronomia e budismo, ele transita pela economia, política, ética, humanidade, família, futuro e esperança.

Segundo Arno Wehling, presidente do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro, o peso intelectual de Mourão e Ikeda dá à troca de ideias e experiências um valor único, justamente por serem representantes de duas tradições culturais, uma judaico-cristã e outra japonesa, e de suas tradições intelectuais, a da ciência ocidental e a do budismo.

Mourão: Graças ao mestre Daisaku Ikeda e a SGI e seus associados reafirmei minha crença no poderoso e positivo valor existente no coração de cada indivíduo. Revivi a preciosidade e o extraordinário amor de vida humana e o espetacular potencial que temos dentro de nós para a criação e a recriação do bem. E cito aqui o forte e decisivo refrão de Daisaku Ikeda ‘A mudança de uma única pessoa irá mudar o destino de sua família, de sua sociedade e de toda a humanidade’. Aguardei ansiosamente, mas muito ansiosamente, o lançamento deste livro. Ele é um dos principais tesouros de minha vida. Espero que sirva de estímulo criativo para muitas pessoas.

Ikeda: ‘O coração humano é tão grandioso quanto a imensidão do Universo!’ — esta pode ser considerada como uma das conclusões deste livro. Os homens do passado, desafiando ondas bravias, partiram para as grandes navegações contemplando a Estrela Polar ou o Cruzeiro do Sul como pontos de referências para se orientarem pelo mar. Da mesma forma, esperamos que este diálogo possa servir também como uma estrela de referência para as pessoas que singram rumo à construção de um mundo melhor. Por fim, juntamente com o Dr. Mourão, quero dedicar aos jovens que vão conduzir o futuro os versos do poeta alemão Schiller cujo nome figura em um dos asteroides:

Tal como os sóis bailam pela imensidão do espaço celestial,
Que meus irmãos avancem alegremente
E visem à triunfante vitória como dignos heróis.
(Daisaku Ikeda)

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Passeata Movimento SuperAção no Centro de São Paulo


Passeata do MovimentoSuperAção encerra Semana Internacional da Pessoa com Deficiência

O Movimento SuperAção, com apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) e da Andefac (Associação Nacional de Defesa de Famílias Carentes), realiza neste sábado, 5 de dezembro, a 6ª edição da “Passeata da Superação: incluindo diferenças, em defesa dos direitos humanos”.

"Blitz da Acessibilidade" no Pão de Açucar do Tatuapé


(Secretário Marcos Belizário (D), conversa com Milene Brandão, Gerente Geral do Pão de Açucar da Rua Serra de Bragança)

Acessibilidade e Inclusão são temas que não devem ser encarados como "especiais". Eles fazem parte do dia-a-dia de todos nós, mesmo que não saibamos ou entendamos. A frase é velha e tem sido usada de maneira leviana por muita gente, mas ainda cabe: "A maior barreira encontrada pelas pessoas com deficiência na sociedade não é a barreira física, mas sim a atitudinal (do comportamento das pessoas).

Na manhã dessa sexta-feira (04/11), nós da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência visitamos o Pão de Açucar da Rua Serra de Bragança, no Tatuapé. A "Blitz da Acessibilidade" foi motivada por uma denúncia de um morador do bairro que reclamou da falta de respeito dos frequentadores do estabelecimento com relação às vagas de estacionamento reservadas às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Central de Libras (CELIG) começa a funcionar nas Subprefeituras da Sé, Mooca e Lapa



Central de Libras começa a funcionar na Subprefeitura da Sé: