segunda-feira, 11 de abril de 2011

Unesco faz concerto beneficente para vítimas do Japão


Fonte: Anelise Borges, da Rádio ONU em Paris.

Homenagem da Unesco




Evento, neste domingo, integrou uma série de espetáculos para angariar fundo para o país após o terremoto e tsunami que completam um mês neste dia 11.

Mais de 100 músicos de toda a Europa se reuniram na sede da Unesco, em Paris, neste domingo, para realizar um concerto beneficente para as vítimas do terremoto no Japão.

O maestro Kanako Abe conduziu a orquestra, que tocou, entre outras peças, o Réquiem de Toru Takemitsu. A jovem pianista Mami Hagiwara executou o concerto de Ravel.

Reconstrução

A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, disse que "esta não é uma crise que o Japão vai conseguir resolver sozinho". Para ela, a reconstrução é uma "responsabilidade de todos" .

Apesar de o concerto ter sido gratuito, a Unesco pediu uma doação opcional. Toda a renda irá para a reconstrução de mais de 7 mil escolas destruídas ou danificadas pelo terremoto e tsunami de 11 de março.

A campanha está sendo organizada pela Federação Nacional das Associações da Unesco no Japão. O concerto foi realizado em parceria com a Embaixada do Japão em Paris.

Vazamento

Pelo menos 12 mil pessoas morreram e 17 mil ainda estão desaparecidas desde o terremoto e do tsunami que atingiram o nordeste do Japão, há um mês. Além de um grande impacto econômico, o Japao enfrenta um dos maiores desastres ecológicos da sua história com o vazamento nuclear da central atômica de Fukushima Daichi.

Clique aqui para ler a matéria original.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Exposição do Sutra de Lótus






















Uma mensagem de paz e coexistência harmoniosa


Fonte: Site BSGI

Em parceria com o IOP (The Institute of Oriental Philosophy) e com a cooperação do Instituto de Manuscritos Orientais da Academia de Ciências da Russia, a Associação Brasil SGI (BSGI), voltada para a promoção da paz, cultura e educação, traz ao país a exposição “Sutra de Lótus – uma mensagem de paz e coexistência harmoniosa”, com versões originais e réplicas de sutras, em relíquias e pinturas que ilustram a trajetória de mais de 2.500 anos da filosofia budista.

Gratuita e aberta ao público, a mostra começa no dia 7 e segue até 20 de abril, de segunda a sexta das 10h às 18h e aos sábados e domingos, das 10h às 17h, no Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, localizado na Rua Tamandaré, 984, bairro da Liberdade, em São Paulo.

Apresentada em doze países e inédita na América do Sul, a exposição é composta por 60 painéis, e mais de 50 itens, que incluem livros raros, relíquias e pinturas, e retrata mensagens do Sutra de Lótus sobre direitos humanos, o valor sagrado da vida, direitos das mulheres e o poder do povo, por meio de uma coexistência harmoniosa. “Esperamos contribuir para o progresso espiritual da humanidade, no presente e no futuro, por meio da divulgação dos manuscritos do Sutra de Lótus”, ressalta Antônio Nakamura, vice-presidente e coordenador do Departamento de Filosofia da BSGI.

A exposição explica como o Sutra de Lótus, entre muitos outros sutras, foi sendo amplamente aceito por numerosos grupos étnicos ao longo da história da propagação do budismo a partir da Índia e atingiu grandes regiões da Ásia. Além disso, destaca sua mensagem central de paz e coexistência, em benefício da sociedade atual.

A mostra é indicada a todos os interessados em conhecer e aprofundar a compreensão histórica de como milhões de pessoas, desde a antiguidade, começaram a crer no Sutra de Lótus e apreciar seu significado e sua mensagem atemporal.

Sobre o IOP

O IOP (The Institute of Oriental Philosophy) foi fundado em 1962 pelo líder da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, com o objetivo de tornar acessível às pessoas de todo o mundo a herança filosófica da Ásia. Com centros de pesquisa no Japão, Reino Unido, Rússia, Hong Kong e Índia, o IOP promove seminários, conferências e simpósios que avaliam temas sociais e científicos sob uma perspectiva budista ou de outras religiões. Além disso, participa de intercâmbios com estudiosos de diferentes tradições culturais.

Fonte: Tierno Press

SERVIÇO:

De 7 a 20 de abril de 2011

Exposição do Sutra de Lótus - Uma mensagem de paz e coexistência harmoniosa

Segunda a sexta das 10h às 18h

Sábados e Domingos das 10h às 17h

Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda
Rua Tamandaré, 984 - Liberdade - São Paulo - SP

quarta-feira, 6 de abril de 2011

ONU homenageia funcionários mortos nos últimos sete dias

Fonte: UNIC Rio / Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Secretário-Geral deposita coroa de flores em saguão na entrada da sede; bandeira da organização foi hasteada a meio mastro em sinal de luto pelas vítimas no Afeganistão, na Costa do Marfim e na República Democrática do Congo.

As Nações Unidas realizaram na manhã desta quarta-feira uma cerimônia em memória dos funcionários mortos, desde a semana passada, em várias partes do mundo.
O Secretário-Geral depositou uma coroa de flores em respeito às vítimas. Cerca de 40 pessoas morreram em incidentes separados nos últimos sete dias. Deste total, pelo menos 24 são funcionários da organização.

Bala Perdida

Na sexta-feira, um ataque ao Centro de Operações de Paz em Mazar-e-Sharif, no Afeganistão, matou três funcionários da ONU e quatro contratados. Ainda na semana passada, uma bala perdida tirou a vida de uma integrante da Missão de Paz na Costa do Marfim, Onuci.
Nesta segunda-feira, um desastre com um avião das Nações Unidas na República Democrática do Congo matou 32 pessoas, incluindo pelo menos 20 empregados da organização.

Em sinal de luto, a bandeira da ONU será hasteada a meio mastro nesta quarta-feira em todas as sedes pelo mundo.

O Secretário-Geral enviou uma carta aos funcionários expressando pesar às famílias das vítimas e aos colegas. Ele disse que tem certeza que os colegas mortos nos três incidentes gostariam de ver o trabalho da ONU sendo realizado de forma corajosa.

Clique aqui para ler a matéria original.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Angelina Jolie pede apoio aos que fogem da Líbia e acesso humanitário aos que estão no país



Fonte: Site ONU Brasil / ACNUR







A Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR Angelina Jolie durante sua visita ao campo de Choucha, onde conversou com alguns refugiados somalis


RAS ADJIR, Tunísia, 5 de março (ACNUR) – Angelina Jolie, Embaixadora da Boa Vontade da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), viajou nesta terça para a fronteira entre Tunísia e Líbia para pedir maior apoio internacional às pessoas fugindo deste país.

Mais de 400 mil pessoas já escaparam da violência na Líbia no mês passado e se dirigiram a países vizinhos como Tunísia, Egito, Níger, Argélia, Chade e Sudão. Somente a Tunísia recebeu mais da metade deste fluxo e mobilizou uma excelente operação de ajuda humanitária.

“A demonstração de generosidade por parte da população tunisina diz muito sobre o futuro do país”, afirmou Jolie. “É um sinal da abertura que está ocorrendo na região”.

No final de fevereiro, acampamentos temporários foram construídos ao longo de sete quilômetros na Tunísia para oferecer abrigo temporário. Ao mesmo tempo, o ACNUR e a Organização Internacional para Migrações (OIM) começaram ajudar os migrantes a voltarem para suas casas por meio de um programa de retirada humanitária por via aérea. Atualmente, mais de 70 mil pessoas já foram levadas a suas casas em segurança com a ajuda do ACNUR e da OIM, mas mais pessoas continuam chegando. Cerca de 11 mil nacionais de terceiros países ainda devem ser enviados a seus países de origem.

“A comunidade internacional contribuiu bastante para fortalecer o esforço de ajuda humanitária da Tunísia”, disse a Embaixadora do ACNUR. “Mas com duas mil pessoas chegando ao país diariamente, o ritmo da doações precisa ser mantido”.

Durante sua visita, uma contribuição importante foi feita pela Fundação Jolie-Pitt para apoiar as retiradas humanitárias que estão sendo realizadas. A Fundação cobriu os custos de um vôo para 177 pessoas retornarem a seus países de origem e da aquisição de uma ambulância para apoiar os esforços tunisinos de assistência humanitária na fronteira.

“Nós encorajamos indivíduos e governos a continuar ajudando e assistindo as necessidades daqueles que estão no terreno”, disse Jolie.

Enquanto migrantes compõem a maioria das novas chegadas ao país, existem aproximadamente 2,5 mil pessoas líbias que não podem retornar às suas casas e precisam de proteção internacional.

Para a Embaixadora de Boa Vontade, “Eles estão esperando aqui sem muita esperança, incapacitados de voltar para suas casas e sem saber o que o futuro lhes prepara. Este constante ciclo de deslocamento deve terminar”.

Nesta terça, em conversas com pessoas que deixaram a Líbia recentemente, a Embaixadora do ACNUR escutou relatos de confrontos violentos dentro do país. Ela ouviu histórias angustiantes sobre os pontos de entrada nas fronteiras, assédio e agressões. Jolie pediu medidas que permitam que ONU e ONGs tenham acesso à Líbia, para distribuir assistência de emergência, incluindo alimentos e suprimentos médicos.

Jolie também escutou histórias dramáticas de africanos orientais e subsaarianos sendo deliberadamente agredidos dentro da Líbia. Muitos permanecem escondidos em situações desesperadoras, impossibilitados de se mover por medo da violência. A Embaixadora pediu que um corredor humanitário seja construído para facilitar o acesso seguro dessas populações a locais de refúgio.

Sem esse corredor, milhares de africanos orientais e subsaarianos estão fugindo da Líbia por via marítima, confiando em embarcações inadequadas oferecidas por coiotes. Nas últimas semanas, várias embarcações chegaram à pequena ilha italiana de Lampedusa e várias outras foram interceptadas na costa da Tunísia. Há relatos, também, de que algumas pessoas não estão sobrevivendo à dura travessia através do mediterrâneo.

Clique aqui para ler a matéria original.

Obras da Copa violam direito à moradia, diz relatora da ONU


Fonte: Portal 2014

Remoção de famílias para obras da Copa são irregulares, diz urbanista (crédito: Arquivo)


Urbanista Raquel Rolnik divulgará relatório nos próximos dias denunciando irregularidades

A arquiteta e urbanista Raquel Rolnik divulgará nos próximos dias documento denunciando violações graves aos direitos humanos no Brasil, segundo informa hoje a "Agência Estado". As irregularidades estão vinculadas à remoção de moradias para a execução de obras da Copa e do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Rolnik é relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o direito à moradia adequada. O relatório mostrará violações relacionadas à exclusão das comunidades na definição sobre as remoções ou suas alternativas; a falta de informações do poder público aos moradores das favelas atingidas; o pagamento de compensações consideradas insuficientes e transferências de moradores para regiões distantes até 50 km.

"Posso comentar o quanto essas denúncias violam, do ponto de vista dos tratados e convenções internacionais dos quais o Brasil é signatário, o direito à moradia adequada tal como ele é redigido nesses documentos", disse a urbanista.

De acordo com ela, uma carta de alegação (instrumento formal usado pelos relatores da ONU quando recebem denúncias) foi enviada ao governo no fim do ano passado. No entanto, não houve resposta formal do governo. A denúncia aponta problemas no Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Curitiba e Recife.

Clique aqui para ler a matéria original.