quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Poeta do povo e da esperança


Fonte: Jornal Brasil Seikyo - 11 DE SETEMBRO DE 2010 — EDIÇÃO Nº 2051

Presidente da SGI é primeiro cidadão nomeado Poeta da Paz Mundial


O presidente da SGI, Daisaku Ikeda, é o maior poeta vivo do mundo. Quem atesta é a Sociedade Intercontinental de Poesia Mundial (WPSI).

Numa cerimônia de nove horas de duração, 61 poetas desta Sociedade, com sede na Índia e presente em 50 países, subiram ao palco da instituição, dia 7 de agosto, e saudaram poeticamente, um a um, os motivos de estarem nomeando o presidente Ikeda como Poeta da Paz Mundial.

O presidente da SGI é o primeiro a receber essa honraria. O presidente da WPSI, A. Padmanaban, enalteceu que "o Dr. Ikeda é o único que vem concretizando a paz transcendendo a política. Alexandre, o Grande, dominou territórios de boa parte do mundo. Mas o Dr. Ikeda conquistou algo maior, conquistou o coração das pessoas dos povos do mundo!"

O presidente Ikeda agradeceu, em mensagem: "A grande missão de um poeta e ativista defensor da dignidade da vida com base no Budismo é a extinção total das guerras."

Além disso, o presidente Ikeda foi o primeiro japonês a receber o título de Poeta Laureado da Academia Mundial de Poetas (1981), Poeta Laureado do Mundo (1995) e Poeta dos Povos do Mundo (2007).

Um comentário:

  1. Ikeda Sensei receberá a segunda homenagem aqui em Pernambuco em 25 de outubro, todos nós membros da bsgi de Pernambuco estamos em festa a União barsileira dos escritores da secção Pernambuco, sauda o dr. Ikeda como visitante ilustre.

    ResponderExcluir