quarta-feira, 16 de março de 2011

ONU vai debater medidas para proteger civis na Líbia, diz Ban


Fonte: Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque

Secretário-Geral manifesta preocupação com acções militares do exército; Segundo agências de notícias, bombardeamentos atingem várias cidades do leste e oeste.


O Secretário-Geral da ONU disse esta quarta-feira que está a acompanhar de perto a situação na Líbia. Em nota, Ban Ki-moon anunciou a realização de um encontro em breve no Conselho de Segurança para abordar medidas para proteger os civis.

De acordo com agências de notícias, várias cidades do leste e oeste do país estão a ser alvo de bombardeamentos das forças leais ao líder Muammar Khadafi. Cerca de 280 mil pessoas já deixaram o país depois do início dos protestos antigovernamentais, no mês passado.

Contatos

Em declarações a jornalistas, de Nova Iorque, o porta-voz do Secretário-Geral, Martin Nesirky, disse que Ban Ki-moon está em permanente contacto com as autoridades líbias.

Segundo o porta-voz, Ban manteve uma conversa telefónica com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Líbia, nesta terça-feira. Ele acrescentou que o enviado especial do Secretário-Geral no país, Abdul Khatib, deixou esta quarta-feira o país após contactos que incluíram autoridades líbias.

Solução Pacífica

Abdul Khatib disse levar a mensagem da comunidade internacional para a cessação dos combates e da violência, para que seja assegurado o acesso da ajuda humanitária por uma solução pacífica para a crise.

Ban Ki-moon disse estar "profundamente preocupado" com o rápido escalar das acções militares do exército, que incluem indicações de uma ofensiva à cidade de Benghazi.

Ele referiu que qualquer campanha para bombardear um centro urbano da dimensão de Benghazi colocava em risco a vida dos civis.

Nesta terça-feira, a Agência das Nações Unidas para Refugiados alertou para o aumento do número de pessoas que deixam a Líbia, que deve rondar os 300 mil.

Clique aqui para ler a matéria original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário