sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda envia Proposta de Paz à ONU: "Por uma nova era de criação de valor"

Matéria do Site UOL / Economia / Notícias

27/01/2010 - 10h32
Presidente da SGI faz apelo por ação acelerada em direção da abolição nuclear

TÓQUIO, 27 de janeiro /PRNewswire/ Em uma proposta emitida em 26 de janeiro, "Por uma nova era de criação de valor", Daisaku Ikeda, Presidente da Soka Gakkai International (SGI) lança um apelo por ação acelerada visando a concretização de um mundo sem armas nucleares. Ele também exige passos concretos para a criação de oportunidades significativas de empregos durante a atual retração econômica e investimentos em educação para meninas, um dos objetivos prioritários de desenvolvimento. Notando que a Conferência de Revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), que será realizada em maio, proporciona uma oportunidade vital para o progresso, Ikeda relaciona três obrigações:

1) Estabelecer zonas de uso proibido de armas nucleares, especialmente no Nordeste da Ásia, Sul da Ásia e Oriente Médio, como um passo em direção da completa desnuclearização.

2) Revisar os estatutos do Tribunal Penal Internacional para classificar o uso de armas nucleares como crime de guerra.

3) Criar um sistema multilateral pelo qual a Assembléia Geral das Nações Unidas e o Conselho de Segurança trabalhem juntos para a completa eliminação das armas nucleares, conforme o Artigo 26 da Carta das Nações Unidas, o qual concede ao Conselho de Segurança a responsabilidade de formular planos para a regulamentação de armamentos.

Ikeda exige esforços intensivos durante os próximos cinco anos para atingir estes objetivos, culminando em um fórum pela abolição nuclear a ser realizado em Hiroshima e Nagasaki em 2015, o qual iria simbolicamente marcar o fim da era das armas nucleares ainda dentro do período de vida dos sobreviventes dos ataques nucleares quelas cidades. Ele observa que, no caso das armas químicas e biológicas, a proibição ao seu uso precede aos tratados que banem, de modo abrangente, sua produção e estocagem. Ele exige que a mesma estratégia seja usada para fortalecer e expandir as restrições contra o uso de armas nucleares como um passo concreto em direção da sua abolição.

Através da criação de "círculos expandidos de segurança física e psicológica", tais esforços poderiam atrair países cujas intenções nucleares não estão claras ou que não fazem parte dos regimes existentes de não-proliferação.

Ikeda cita o niilismo como um fator de base para a crise enfrentada atualmente pelo mundo. Ele observa que tanto as armas nucleares quanto a crise econômica atual são produtos da competência tecnológica, impulsionada pelas formas mais profundas e primitivas de desejo humano e separada de um senso de propósito construtivo. A religião tem fornecido tradicionalmente as estruturas que moderam os desejos humanos e tem a responsabilidade especial de gerar valores positivos, os quais podem contribuir para uma ação contra estas tendências.

Em resposta s desigualdades cada vez mais profundas do sistema econômico global, o Presidente da SGI faz um apelo por um foco renovado na garantia de oportunidades para o que a Organização Mundial do Trabalho chamou de "trabalho decente" -- trabalho que permite que as pessoas satisfaçam suas necessidades com dignidade. Ele propõe a criação de uma força-tarefa do G20, dedicada a este objetivo.

Notando que 2010 é o ano do décimo aniversário da Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a qual se concentra nas mulheres como agentes ativas na criação da paz, Ikeda exige uma renovação dos esforços para assegurar igualdade entre os sexos na educação e faz um apelo para que as preocupações e perspectivas das mulheres sejam colocadas no centro das iniciativas de desenvolvimento humano. Ele também faz um apelo para que as escolas funcionem como centros que estimulem entre os jovens uma vibrante cultura da paz. Esta é a 28a. proposta anual de paz, emitida por Daisaku Ikeda para comemorar a fundação da Associação Budista Soka Gakkai International, em 26 de jan eiro de 1975. A SGI possui 12 milhões de membros em todo o mundo e suas atividades para promoção da paz, educação e cultura estão baseadas nas tradições de longa data do Budismo com engajamento social.

Contato: Joan Anderson Escritório de Informações Públicas Soka Gakkai International Tel: +81-3-5360-9482 Fax: +81-3-5360-9885 URL: www.sgi.org E-mail: janderson[at]sgi.gr.jp FONTE Soka Gakkai International 27/01/2010 CONTATO: Joan Anderson, Escritório de Informações Públicas, Soka Gakkai International, Tel: +81-3-5360-9482, Fax: +81-3-5360-9885, janderson[at]sgi.gr.jp/

Nenhum comentário:

Postar um comentário