sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Associação Budista Soka Gakkai celebra 80 anos de empenho pela paz

Fonte: Site Yahoo! - Clique aqui para ler a matéria original.

TÓQUIO, 4 de novembro de 2010 - A associação budista Soka Gakkai celebrou seu 80o aniversário com um encontro comemorativo em Tóquio, Japão, em 3 de novembro, atendido por cerca de 5 mil pessoas, incluindo 250 membros da Soka Gakkai International (SGI), representando 65 países e territórios.

No encontro, orquestra, coral e outras performances musicais foram intercaladas com um discurso do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, e apresentações de representantes jovens descrevendo sua visão de que como a organização budista se desenvolverá nos próximos anos.

O presidente da SGI, Daisaku Ikeda, enviou uma mensagem que encorajou os jovens membros a continuarem o esforço pela contribuição para paz mundial. "A solidariedade amigável e harmoniosa que vocês demonstram", ele afirmou, "é o retrato da paz futura tal como a humanidade há muito tempo sonhou".

O movimento SGI data suas raízes em 18 de novembro de 1930, dia em que Tsunesaburo Makiguchi (1871-1944) e Josei Toda (1900-58) publicaram a teoria "Soka" de Makiguchi, ou educação para a criação de valores. Ambos eram praticantes do budismo Nichiren e, ao longo dos anos 1930, a organização desenvolveu uma incrível orientação religiosa.

Depois de terem sido presos como "criminosos do pensamento", pela oposição ao governo militarista, Makiguchi morreu na prisão, em 1944, enquanto Toda foi libertado pouco antes do fim da guerra. Toda reconstruiu a Soka Gakkai como uma organização budista laica com uma mensagem de auto-empoderamento, e o movimento cresceu rapidamente.

Daisaku Ikeda, o sucessor de Toda, contava 32 anos quando se tornou presidente da Soka Gakkai, em 1960. Sob sua liderança, o movimento iniciou uma era de inovação e expansão e, em 1975, a Soka Gakkai International (SGI) foi fundada. Hoje ela é uma rede de budistas socialmente engajados e comprometidos com a promoção da paz, cultura e educação, com 90 organizações constituintes e 12 milhões de membros em 192 países e territórios.

Os membros da SGI praticam o budismo ensinado pelo monge japonês do século 13, Nichiren (1222-82), que estava convencido que o Lotus Sutra de Shakyamuni contém a mensagem central do budismo - de que todas as pessoas podem alcançar a iluminação. Isto é expresso no âmbito da SGI como "revolução humana" - a crença que uma profunda transformação dentro de um único indivíduo pode exercer uma influência positiva sobre toda uma sociedade.

A SGI é também ativa como uma ONG com laços formais com as Nações Unidas, promovendo atividades para a paz e o desarmamento, educação em direitos humanos e sustentabilidade. Tem criado também exposições itinerantes e promoveu campanhas para destacar a educação para desenvolvimento sustentável e angariar apoio público para a abolição nuclear.

Ikeda é amplamente reconhecido como um filósofo budista, autor e pacificador. Cinqüenta de seus diálogos, tais como o com Mikhail Gorbachev e Linus Pauling, foram publicados até a presente data. Ele devotou a si mesmo para a construção de pontes de entendimento entre pessoas de diferentes culturas e fé, e trabalhou com afinco para restaurar a confiança entre o Japão e países asiáticos que sofreram com o militarismo japonês durante a Segunda Guerra.

Como resultado de seus esforços para promover a paz e a educação humanística, Ikeda tem sido amplamente reconhecido por instituições acadêmicas em todo o mundo. Ele é o receptor de cerca de 300 títulos honorários e professorados de universidades em mais de 50 países, da Universidade Estadual de Moscou a Universidade de Hong Kong e a Universidade de Glasgow, na Escócia, Reino Unido.

Detalhes dos 80 anos de história da Soka Gakkai podem ser encontrados em http://www.sgi.org/

Mais informações sobre Daisaku Ikeda podem ser encontradas aqui: http://www.daisakuikeda.org/

Contato: Joan Anderson Escritório de Informação Pública Soka Gakkai International Tel: +81-3-5360-9475 Fax: +81-3-5360-9885 E-mail: janderson[at]sgi.gr.jp FONTE Soka Gakkai International

Nenhum comentário:

Postar um comentário