sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Prêmios Nobel da Paz se unem para pedir o fim das armas nucleares


Cúpula Mundial de Agraciados com o Prêmio Nobel da Paz tem como lema ‘O legado de Hiroshima: um mundo sem armas nucleares’

Fonte: Veja on-line

Vários premiados com o Nobel da Paz, entre eles o líder espiritual tibetano Dalai Lama, se reuniram nesta sexta-feira em Hiroshima, no Japão, para pedir a erradicação das armas nucleares. O ato fez parte da inauguração da Cúpula Mundial de Agraciados com o Prêmio Nobel da Paz, que tem como lema "O legado de Hiroshima: um mundo sem armas nucleares". Em setembro de 1945, as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram arrasadas pelo lançamento de bombas atômicas.

O Dalai Lama afirmou que a eliminação dessas armas é "essencial". Os grandes ausentes da reunião de três dias são o presidente americano, Barack Obama, que está em Seul para a cúpula do G20( grupo que reúne os países ricos e os principais emergentes), e Mikhail Gorbachov, último presidente da União Soviética, que não pôde participar por motivos de saúde. A presença de Obama no encontro era considerada muito importante pelos organizadores do evento, já que em 2010 completaram-se 65 anos do bombardeio americano sobre as cidades japonesas.

O ativista chinês Liu Xiaobo, premiado com o Nobel da Paz neste ano, será representado pelo seu compatriota Wuer Kaixi na reunião. Xiaobo está preso desde 2008 por ter sido um dos 10.000 signatários de uma petição formulada para exigir reformas políticas no regime comunista chinês. O encontro terá a presença de Mohamed ElBaradei, ex-diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Na lista dos laureados que participam da cúpula também estão o ex-presidente sul-africano Frederik Willem De Klerk, a ativista irlandesa Mairead Corrigan Maguire, a iraniana Shirin Ebadi e a americana Jody Williams. Também acudiram ao encontro altos representantes das Nações Unidas, do Alto Comissão da ONU para os Refugiados (Acnur), da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), da Cruz Vermelha e da Anistia Internacional, além de especialistas em desarmamento nuclear.

No encerramento da cúpula, no domingo, será prestada uma homenagem às centenas de milhares de vítimas dos ataques atômicos sobre Hiroshima e Nagasaki, e será adotada um uma resolução contra as armas nucleares. Durante a reunião, o jogador italiano de futebol Roberto Baggio será agraciado com o Prêmio da Paz Mundial 2010, enquanto a confederação japonesa de organizações de vítimas de bombas atômicas e de hidrogênio também será reconhecida.

(Com agência EFE)

Para ler a notícia original, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário