quarta-feira, 13 de maio de 2009

Revelando um futuro de esperança para a sociedade global

(matéria extraida no jornal Brasil Seikyo, de 9 de maio de 2009, uma publicação semanal da BSGI - Brasil Soka Gakkai Internacional).

"No dia 24 de fevereiro, a Universidade Aberta da Malásia (OUM, na sigla em inglês), concedeu o título de doutor honorário em Ciências Humanas ao líder da SGI, Daisaku Ikeda, fundador da Universidade Soka, por suas notáveis contribuições ao desenvolvimento da educação e à promoção da paz mundial. A chanceler da OUM e a primeira-dama da Malásia, Datin Seri Jeanne Abdullah, entregou a homenagem numa reunião especial realizada no Auditório Soka da Amizade Internacional em Sendagaya, Tóquio. A chanceler estava acompanhada por uma delegação da OUM, da qual faziam parte o presidente e o vice-chanceler, Prof. Tan Sri Anuwar Ali e sua esposa, Puan Sri Eveline Anuwar; e o embaixador da Malásia no Japão, Dato’ Mohd. Radzi Abdul Rahman e sua esposa Datin Jazliza Jalaludin."

"O presidente e o vice-chanceler da Universidade Aberta da Malásia, Prof. Tan Sri Anuwar Ali, famoso economista, compartilhou estas inspiradoras palavras com a comunidade universitária no início do ano: “Haverá obstáculos em nosso caminho — isso é esperado. Nós podemos transpor, escalar ou passar ao redor de um obstáculo, desde que não fiquemos parados, esperando que os outros tirem o obstáculo para nós”.4

Quero pedir aos jovens da SGI que também avancem para a vitória com essa mesma disposição corajosa. O segredo para a vitória está na profunda e genuína união que respeita e valoriza a diversidade. Nitiren Daishonin destacou esse ponto. Muitas outras personalidades sábias ao longo da história, entre elas o antigo general chinês Zhuge Liang, perceberam sua importância. Conforme nos ensina este famoso provérbio malaio: “Bersatu kita teguh, bercerai kita roboh. (Onde há força, há união; onde há divisão, há destruição.)” ".


Nenhum comentário:

Postar um comentário