quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A Organização das Nações Unidas

24 DE OUTUBRO DE 2009 — EDIÇÃO Nº 2008

Comemora-se neste sábado o “Dia das Nações Unidas”. A Organização das Nações Unidas à qual a Soka Gakkai Internacional (SGI) é filiada, completa os seus 64 anos desde a sua inauguração oficial em 24 de outubro de 1945. Na época, após a Segunda Guerra Mundial, esse acontecimento representou uma grande esperança para o mundo.

Apesar de longos anos já decorridos desde o seu surgimento e de ter a representação de 192 estados-membros, pouco se conhece sobre a ONU. E o “pouco que se conhece” dela, muitas vezes é pelas críticas em consequência de ações ineficazes relacionadas a diversas questões, ou ainda por conta das excessivas burocracias que a torna de certa forma ineficientes e refém de si própria. É cada vez mais frequente o clamor pela reforma total da ONU.

Coincidentemente, há 64 anos também, três meses antes da instituição da ONU, no instante da sua libertação da prisão naquele inesquecível dia 3 de julho de 1945, o presidente Toda, 2º presidente da Soka Gakkai, dava o primeiro passo para propagar a maior rede de humanismo pelo mundo. Essa rede de humanismo da SGI, também vista como a esperança da humanidade, hoje presente em 192 países e territórios, avança atualmente tendo esse glorioso dia como o ponto primordial e o eterno ponto de renovada partida.

Acreditando que a Organização das Nações Unidas pode centralizar um movimento popular de coexistência pacífica e mantendo sua firme posição de que em vez de criticar devemos trabalhar juntos, oferecendo sugestões ou propostas, o presidente da SGI, Daisaku Ikeda, continua, mais do que nunca, a manifestar seu apoio irrestrito, e quase que solitário, enviando propostas e mais propostas ao sistema das Nações Unidas, incluindo nelas a necessária reforma que possibilite à ONU desempenhar com eficácia e eficiência seu papel neste novo século.

Nenhum comentário:

Postar um comentário