segunda-feira, 26 de julho de 2010

Gigantes da literatura


Fonte: Jornal Brasil Seikyo, 3 de julho de 2010 — EDIÇÃO Nº 2042


Num evento sublime, ilustres literários da Academia Camarajibense de Letras homenageiam o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, e enaltecem o seu gigantismo literário e os esforços do líder para a promoção da paz, cultura e educação entre os povos.

Sensível pelo gosto da literatura desde a juventude, o presidente da SGI, Daisaku Ikeda, é um voraz leitor de obras épicas, incentivado com vigor por seu mestre, o professor Jossei Toda. O vasto conhecimento acumulado durante os anos de instruções recebidas na “Universidade Toda” o tornou um exímio conhecedor das palavras. Daisaku Ikeda é hoje poeta e literário laureado internacionalmente.

A poesia encanta


Neste ano, o Brasil homenageou o líder da SGI por diversas ocasiões. O título de sociocorrespondente da Academia Camarajibense de Letras (ACL), é a primeira homenagem do estado de Pernambuco. Realização exaltada com orgulho por todos os membros da localidade. A solenidade ocorreu durante a sessão ordinária da ACL, no dia 26 de junho no plenário da Prefeitura Municipal de Camaragibe, e foi presidida por Francisco Chagas, presidente da ACL.

O evento contou com a participação dos membros da Academia Camarajibense de Letras; do vice-presidente da BSGI, Paulo Endo, que representou o homenageado; do responsável pela Subcoordenadoria Nordeste 2, Nabor Haruno; de líderes e membros da BSGI local.

Pernambuco é conhecido pelas belas paisagens litorâneas, e em seu hall de líderes influentes está Joaquim Nabuco, célebre literário e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, da qual o líder da SGI ocupa desde 1993 a 14a cadeira de sociocorrespondente.

Entre seus altos relevos, a cidade de Camaragibe, distante 17 quilômetros da capital, Recife, é composta por cinquenta mil habitantes e sete famílias praticantes do Budismo Nitiren, formando um bloco.

O escritor Leonardo de Lima Durval, propositor da homenagem, conhecido entre os literários como “Léo Durval” disse: “Este título é reflexo do seu esforço abnegado em construir uma sociedade justa e pacífica”.

O Coral Veneza da RE Pernambuco ofereceu duas canções aos presentes. Com as vozes carregadas de emoção, os dezessete coralistas foram ovacionados pelo público participante.

Em agradecimento ao título de sociocorrespondente, o presidente Ikeda enviou uma significativa mensagem lida por Paulo Endo. “Devemos, sim, erguer ainda mais vigorosamente as tochas da coragem e da esperança e fortalecer o poder da criatividade e o poder da solidariedade.”

Esforço contínuo


O Dr. Daisaku Ikeda vem se empenhando incansavelmente ao longo dos cinquenta anos à frente da SGI para a construção de pontes pacíficas e duradouras entre os povos. O esforço contínuo do presidente Ikeda foi lembrado nas palavras de impressão dos membros da ACL.

“Conhecer os trabalhos do Dr. Daisaku Ikeda inspirou-me a trabalhar com mais ardor por uma sociedade mais humana. Após conhecer seus feitos, gostaria de apertar sua mão em agradecimento pela pessoa humanista que tem sido ao longo destes anos que preside a SGI”, ressaltou Francisco Chagas.

IKEDA: LUZ EM CAMARAGIBE


Pela vida circulante,

sob o sol do Ocidente,

Vislumbra a madrugada

e logo renasce o dia,

Fortes lembranças

de 26 de junho,

Ikeda corresponde

sob a luz do Oriente



Onde assim nascem

as palavras?

as mais belas:

A paz,

O humanismo,

A educação,

vêm do coração de Leão,

que manifestam o

Kossen-rufu desde sempre,

Ikeda sensei,

luz em Camaragibe.



Poema escrito na noite de 26 de junho na entrega de título ao presidente Ikeda, por Léo Durval, poeta, membro da BSGI e proponente da homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário