segunda-feira, 26 de julho de 2010

Universidade centenária da China concede título ao presidente da SGI


Fonte: Jornal Brasil Seikyo, 29 DE MAIO DE 2010 — EDIÇÃO Nº 2037


Reitor de uma das maiores universidades chinesas viaja ao Japão e, numa cerimônia solene e inédita, empossa Daisaku Ikeda com mais alta honra da instituição. Gu Binglin disse ao líder da SGI: "Sempre tive grande respeito e admiração pelo senhor"

O dia amanheceu com o céu coberto de nuvens escuras e espessas. Eis que, à tarde, desponta um céu azul, límpido e vasto. A data 13 de maio entra para a história da Soka Gakkai pela solene cerimônia realizada no Centro Internacional da Amizade Soka, em Tóquio.

A centenária Universidade Tshinghua (fundada em 1911) já formou mais de 120 mil alunos e é uma das mais importantes instituições de ensino superior da China. Em gratidão aos esforços do presidente da SGI pela normalização da relação sino-japonesa, a universidade concedeu-lhe o título de Professor Honorário.

A solenidade seguiu os protocolos da instituição chinesa. O mestre de cerimônia chinês conduziu os trabalhos falando na língua nativa e apresentou a comitiva liderada pelo reitor Gu Binglin.

O presidente da SGI agradeceu: “Estamos todos felizes, ainda mais com o clima agradável de hoje. Criamos uma brilhante história”.

É AGORA: Na foto, o líder da SGI recebe o certificado de Professor Honorário do reitor da Universidade Tshinghua. Na cerimônia, Daisaku Ikeda citou o lema dos estudantes da Universidade “Começa comigo, começa a partir de agora” e complementou: “Não são os outros, e sim ‘a própria pessoa’ quem deve agir. E não é num outro dia qualquer, e sim agora”, e enfatizou: “Jovens Soka, iniciem um grande avanço tendo este ‘espírito Tshinghua’ como base!”. Na cerimônia, o embaixador da China no Japão discursou solenemente e exaltou o esforço do presidente Ikeda pela paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário