quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Líder budista pede progresso em abolição de armas nucleares, desenvolvendo uma cultura global de direitos humanos

Fonte: Yahoo
Qua, 26 Jan


TÓQUIO, 26 de janeiro de 2011 /PRNewswire/ Em uma proposta lançada em 26 de janeiro, "Rumo a um mundo de dignidade para todos: o triunfo da vida criativa", Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai International (SGI) convoca a sociedade civil para tomar a dianteira na resolução de dois dos principais desafios de nossos tempos: a abolição de armas nucleares e o desenvolvimento de uma cultura global de direitos humanos.

Embora essas questões sejam intimidantes em escala e complexidade, Ikeda expressa sua fé, como budista, na capacidade humana de enfrentar e superar até mesmo desafios aparentemente intransponíveis.

Sobre a abolição nuclear, ele explora medidas que a população mundial pode dar início a fim de: 1) estabelecer as estruturas dentro das quais os estados que possuam armas nucleares se mobilizem rapidamente rumo ao desarmamento; 2) evitar ainda mais o desenvolvimento ou modernização de armas nucleares; e 3) proscrever de maneira abrangente essas armas desumanas por meio de uma Convenção sobre Armas Nucleares (NWC).

Para tanto, ele expressa apoio ao apelo do Secretário Geral das Nações Unidas, general Ban Ki-moon, pela manutenção das reuniões regulares do Conselho de Segurança da ONU sobre desarmamento nuclear. Ikeda propõe que os estados que tenham abdicado das armas nucleares sejam participantes regulares, e que especialistas e representantes de ONGs também discursem nas reuniões. Ele sugere que Hiroshima e Nagasaki sediem a Conferência de Análise do Tratado de Não-proliferação Nuclear (TPN) de 2015, e que ela sirva como uma cúpula visando a abolição nuclear.

Para motivar que o Tratado de Interdição Completa de Ensaios Nucleares (CTBT) entre em vigor, Ikeda solicita uma série de iniciativas bilaterais, regionais e multilaterais a partir das quais grupos de estados, tais como o Egito, Israel e Irã, se comprometam mutuamente a ratificar o tratado. Um acordo similar com base nas Six-Party Talks (Conferências dos Seis) seria usado para viabilizar a remoção de armas nucleares do nordeste da Ásia.

Ikeda reitera seu sólido apoio a uma NWC. Ele enfatiza que tal convenção poderia representar uma transformação qualitativa da lei internacional tradicional - negociada exclusivamente entre governos - para formar uma lei que extraia sua máxima autoridade a partir do desejo expressado dos povos do mundo.

Com relação à educação sobre direitos humanos, Ikeda observa que os direitos humanos não passaram a existir por tratados ou leis, mas através de esforços de pessoas comuns para corrigir as injustiças que experimentam ou vêem no mundo ao seu redor. Isso significa tornar a sensibilidade aos direitos humanos - nossos e de outros - uma parte de uma "cultura de direitos humanos".

Ikeda expressa seu apoio por esforços, centralizado nas ONU, para promover a educação quanto aos direitos humanos, e para tanto, propõe o estabelecimento de novos órgãos consultores dentro do sistema da ONU. Ele enfatiza a importância da Declaração das Nações Unidas sobre Educação e Treinamento sobre Direitos Humanos atualmente sendo finalizada e descreve as iniciativas da SGI para apoiar esse processo, como o desenvolvimento de DVDs e outras ferramentas visando educar sobre os direitos humanos.

Ele também convoca as religiões do mundo a engajar-se em um diálogo interconfessional para promover a educação sobre os direitos humanos.

Daisaku Ikeda é presidente da associação budista Soka Gakkai International (SGI), que possui 12 milhões de membros em todo o mundo comprometidos com a promoção da paz, cultura e educação. Ele também emite propostas de paz todo dia 26 de janeiro, desde 1983, para comemorar a fundação da SGI, oferecendo sugestões concretas para resolução de questões globais, com base na filosofia do humanismo budista.

Contato:

Joan Anderson
Gabinete de informações públicas
Soka Gakkai International
Tel: +81-80-5957-4711
Fax: +81-3-5360-9885
E-mail: janderson@sgi.gr.jp
FONTE Soka Gakkai International
CONTATO: Joan Anderson, Gabinete de informações públicas, Soka Gakkai International, +81-80-5957-4711, +81-3-5360-9885, janderson@sgi.gr.jp

Soka Gakkai International


Clique aqui para ler a matéria original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário