segunda-feira, 11 de abril de 2011

Unesco faz concerto beneficente para vítimas do Japão


Fonte: Anelise Borges, da Rádio ONU em Paris.

Homenagem da Unesco




Evento, neste domingo, integrou uma série de espetáculos para angariar fundo para o país após o terremoto e tsunami que completam um mês neste dia 11.

Mais de 100 músicos de toda a Europa se reuniram na sede da Unesco, em Paris, neste domingo, para realizar um concerto beneficente para as vítimas do terremoto no Japão.

O maestro Kanako Abe conduziu a orquestra, que tocou, entre outras peças, o Réquiem de Toru Takemitsu. A jovem pianista Mami Hagiwara executou o concerto de Ravel.

Reconstrução

A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, disse que "esta não é uma crise que o Japão vai conseguir resolver sozinho". Para ela, a reconstrução é uma "responsabilidade de todos" .

Apesar de o concerto ter sido gratuito, a Unesco pediu uma doação opcional. Toda a renda irá para a reconstrução de mais de 7 mil escolas destruídas ou danificadas pelo terremoto e tsunami de 11 de março.

A campanha está sendo organizada pela Federação Nacional das Associações da Unesco no Japão. O concerto foi realizado em parceria com a Embaixada do Japão em Paris.

Vazamento

Pelo menos 12 mil pessoas morreram e 17 mil ainda estão desaparecidas desde o terremoto e do tsunami que atingiram o nordeste do Japão, há um mês. Além de um grande impacto econômico, o Japao enfrenta um dos maiores desastres ecológicos da sua história com o vazamento nuclear da central atômica de Fukushima Daichi.

Clique aqui para ler a matéria original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário