segunda-feira, 26 de julho de 2010

Presidente da SGI, Daisaku Ikeda, recebe seu 290º título acadêmico


Monarca da educação e cultura



Fonte: Jornal Brasil Seikyo, 26 de junho de 2010 — EDIÇÃO Nº 2041

O presidente Ikeda acredita na educação como a chave para fortalecer e pavimentar uma era de paz e cultura humanística. E seus esforços são cada dia mais reconhecidos por instituições de todo o planeta.

Dessa vez, a Universidade Ningbo, localizada na província chinesa de Zhejiang, concedeu os títulos de Professor Honorário e Presidente Honorário do Instituto Feminino desta instituição ao presidente Ikeda, fundador da Universidade Soka, e à Sra. Kaneko Ikeda, sua esposa.

Estas homenagens são em reconhecimento aos preeminentes esforços de ambos em prol da paz do mundo e da amizade sino-japonesa, e também pelo seu apoio aos movimentos que valorizam o potencial criativo das mulheres.

A cerimônia de outorga ocorreu no dia 8 de junho último na Torre Central da Universidade Soka, onde, representando o reitor Nie Qiuhua da instituição chinesa, os respectivos diplomas foram entregues pelo vice-reitor Feng Zhimin ao reitor da Universidade Soka, Hideo Yamamoto.

Em retribuição, o Dr. Daisaku Ikeda solicitou que fosse entregue à comitiva um poema em chinês (Kanshi) escrito por ele especialmente para a ocasião.

Com este, são 290 títulos acadêmicos honorários recebidos pelo presidente da SGI. Na foto abaixo, o momento da entrega do título da universidade chinesa ao representante do presidente Ikeda, o reitor da Universidade Soka.

Estudei na Universidade Toda


Uma das paixões do presidente da SGI, Daisaku Ikeda, desde a adolescência é estudar. Era um leitor voraz e almejava um futuro acadêmico. No entanto, abdicou de seu sonho para apoiar seu mestre, Jossei Toda. Este, em retribuição, deu-lhe aulas sobre todos os assuntos e prometeu treiná-lo para ser um grande intelectual e líder, o que o Dr. Ikeda considera como Universidade Toda.

Hoje, o Dr. Daisaku Ikeda é reconhecido mundialmente.

2 comentários:

  1. Parabéns pela divulgação. Acho que o Prêmio Nobel da Paz deve ser concedido ao nosso mestre, o que acha?
    Boa Sorte
    Regina Rangel
    Comunidade Ipanema CRJ

    ResponderExcluir
  2. Parabens! Também acho que o nosso mestre é a pessoa indicada para este prêmio. Rosilda Siqueira-Comunidade Primavera-CMSP

    ResponderExcluir