quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Economia global não deve melhorar em 2011, diz relatório



Fonte: Rádio das Nações Unidas (ONU)
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.


Crescimento deve ser de 3,1%, seguidos por 3,5% em 2012, taxas insuficentes para sustentar uma recuperação dos 30 milhões de postos de trabalho perdidos com a recessão.

Um relatório das Nações Unidas revela que a economia global não deve melhorar em 2011. O documento foi divulgado nesta quinta-feira na sede da ONU.

Segundo o relatório, "Estimativas e Situação Econômica Mundial 2011", a falta de empregos pode frear a possibililidade de recuperação.

Níveis Insuficientes

A previsão do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais, Desa, é de que a taxa de crescimento para o próximo ano seja de 3,1%. Em 2012, a economia deve crescer 3,5%. Ambos os níveis são insuficientes para recuperar os postos de trabalho perdidos durante a recessão.

Numa entrevista à Rádio ONU antes da divulgação do relatório, o vice-chefe da Cepal, Antônio Prado, disse que os países latino-americanos precisam monitorar a situação da economia, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.

Europa e Estados Unidos

"Ainda existem preocupações em relação ao que acontece nos Estados Unidos. Isso afeta alguns países da região, principalmente, México, América Central e Caribe. E também o que pode ocorrer com a Europa", explicou.

Entre 2007 e 2009, pelo menos 30 milhões de pessoas em todo o mundo ficaram desempregadas. Segundo o relatório, as medidas de austeridade fiscal de vários governos estão impedindo uma recuperação rápida de criação de postos de trabalho.

O chefe da pequisa, Rob Vos, disse que o caminho para a recuperação será longo. Segundo ele, os problemas apresentados este ano por economias de países desenvolvidos levaram à diminuição do ritmo.

Países em desenvolvimento como China e Índia continuam com performance forte, mas devem sofrer uma moderação em torno de 7% nos próximos dois anos.

Brasil

Já na América Latina, o crescimento da economia deve ser de 4%, um pouco menos do que os 5,6% que eram esperados. Considerada a locomotiva do continente, o Brasil deverá permanecer forte e ajudando no crescimento dos países vizinhos.

A recuperação também tem sido sólida na maioria do continente africano que deve crescer 5% em 2011 e 2012. Nos Estados Unidos, a projeção de crescimento é de 2,2% em 2011 e de 2,8% em 2012. Para os economistas do relatório, a recuperação de postos de trabalho nos Estados Unidos deve levar pelo menos mais quatro anos.

O relatório da ONU mostra que os países em desenvolvimento continuam puxando a recuperação global, mas este quadro sofrerá mudanças com a desaceleração das economias ricas e o fim das medidas de estímulo fiscal.

Clique aqui para ler a matéria original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário