segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mais de 3 milhões de pessoas assinam a petição da FAO para acabar com a fome


Fonte: Site da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil

Na América Latina e caribe o número ultrapassou 600 mil assinaturas

Brasília, 6 de dezembro de 2010 - Mais de três milhões de pessoas no mundo assinaram a petição do projeto “1billionhungry” da Organização das Nações para Agricultura e Alimentação (FAO). Esse número foi apresentado pelo diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, aos governos do mundo em uma cerimônia realizada na sede da FAO, em Roma, para pedir a erradicação da fome e que o tema seja prioridade nas agendas dos governantes. A campanha teve início no mês de maio.

“Pessoas de todo mundo pedem mudanças, pedem, também,aos líderes políticos a atuarem e resolverem as causas da fome e segurança alimentar”, afirmou Diouf. “Espero sinceramente que suas vozes sejam ouvidas. Derrotar a fome é um objetivo realista em nosso tempo, sempre que se aplicam soluções duradouras a nível político, econômico, técnico e financeiro”, acrescentou.

As últimas estimativas da FAO, mostraram que o número de pessoas famintas no mundo chegou a 925 milhões. No ano passado, a crise econômica mundial e a alta dos preços dos alimentos ultrapassaram a barreira de um bilhão de pessoas com fome no mundo.

Das cerca de três milhões de assinaturas, a América Latina e o Caribe contribuíram com 619.700 assinaturas. "O grande apoio de pessoas da região demonstra que os países da América Latina e o Caribe estão comprometidos com a erradicação da fome, confirmando seu compromisso para acabar com esta injustiça social", disse o Representante Regional da FAO, José Graziano da Silva.

Dos países da América do Sul, o Brasil obteve 240.838 assinaturas. “Esta campanha demonstrou mais uma vez que o Brasil está comprometido com a causa do combate a fome, e que todos os setores da sociedade brasileira estão engajados nessa causa nobre”, afirmou o representante da FAO no Brasil, Hélder Muteia.

Brasil: compromisso com a luta contra a fome - Nos últimos anos, o Brasil promoveu importantes avanços institucionais para garantir o direito à alimentação, como a inclusão do direito à alimentação entre os direitos sociais assegurados na Constituição, e a promulgação da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional e da lei que determina que 30% dos produtos que abastecem a merenda escolar sejam comprados de agricultores familiares.

Apoia à campanha – Importantes líderes políticos latinoamericanos e caribenhos se somaram ao projeto: O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, a presidenta da Argentina, Cristina Fernández Kirchner, o presidente de Honduras, Porfirio Lobo, o da Guatemala, Álvaro Colóm Caballeros, e da República Dominicana, Leonel Fernández apoiaram a iniciativa e assinaram a petição.

Outras personalidades destacadas como a primeira dama da República Dominicana, Margarita Cedeño de Fernández e a de El Salvador, Vanda Pignato, o enviado especial das Nações Unidas para mudança climática, Ricardo Lagos, e a secretária geral adjunta da ONU Mulheres, Michelle Bachelet,

Os Embaixadores da Boa Vontade da FAO e outras personalidades também assinaram a petição, entre eles cabe destacar os cantores Gilberto Gil, Fanny Lu, o músico cubano Chucho Valdés, o grupo mexicano maná, e a escritora chilena, Isabel Allende.

No Brasil, o projeto contou com diversos apoios, entre eles, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea Nacional e Consea/RS), Rede Nacional de Mobilização Social (COEP), Agências do Sistema das Nações Unidas, Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Ministérios, Defensoria Pública/SP, Ministério Público Estadual/RS, FETAG/RS, Emater/RS, Emater/DF, Embrapa, Contag, Visão Mundial, Portal do Voluntariado, Planeta Voluntários, Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), e universidades como Unisinos/RS, UFRGS, IPA/RS, Escola de Saúde Pública/RS, UniCeub e IESB, entre outras instituições.

A campanha entra numa segunda fase para obter mais assinaturas.

Outras informações:
Lídia Maia – Assessora de Comunicação FAO Brasil
Fone: (61) 8455-1289 – lidia.silva@fao.org

Clique aqui para ler a matéria original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário