quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Jornalista cubano recebe prêmio de direitos humanos, mas é impedido de participar de cerimônia

Fonte: Portal Imprensa

O jornalista Guillermo Fariñas, dissidente cubano que fico ficou mais de quatro meses em greve de fome pela liberdade de presos políticos, não pode deixar seu país para receber o prêmio de direitos humanos Sakharov, concedido pela União Europeia aos "indivíduos excepcionais que combatem a intolerância, o fanatismo e a opressão".

Nesta quarta-feira (15), em solenidade em Estrasburgo, na França, o prêmio foi entregue simbolicamente ao jornalista, que não obteve autorização do governo cubano para deixar a ilha. Para compensar a ausência, o dissidente enviou um vídeo à premiação.

"Isso (o vídeo) é uma prova irrefutável que infelizmente nada mudou em Cuba", afirmou Fariñas, segundo informa o Estadão.com.

Catherine Ashton,chefe da diplomacia da União Europeia, lamentou a ausência de Fariñas e pediu a "libertação incondicional" de todos os presos políticos cubanos. "Quero parabenizar Fariñas, que recebeu o prêmio em nome de todos aqueles que lutam em Cuba por mais liberdade e pelos direitos humanos", disse.

"A União Europeia continuará abordado o tema dos direitos humanos com as autoridades cubanas e neste contexto saúda a recente libertação de um número determinado de prisioneiros políticos. Esperamos que esse processo leve à liberdade todos eles", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário