quinta-feira, 12 de maio de 2011

Comissão da OEA critica Brasil por morte de dois jornalistas

Fonte: Portal Imprensa

A Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, comissão da Organização dos Estados Americanos (OEA), emitiu nota de Washington D.C. (EUA), na quarta-feira (11), criticando o Brasil pelos assassinatos de dois jornalistas em menos de um mês, informa a Folha de S.Paulo.

"A Relatoria Especial manifesta sua preocupação pelo fato de que os dois comunicadores tenham morrido no Brasil em menos de um mês, por causas possivelmente relacionadas ao exercício profissional.", declara a nota.

Valério Nascimento, proprietário do jornal Panorama Geral, foi encontrado morto em sua casa em Rio Claro (RJ), no dia 3 de maio, dia da liberdade de imprensa. Ele havia publicado reportagens com denúncias de irregularidades na administração pública local de Bananal (SP).

Luciano Leitão Pedrosa foi assassinado no dia 9 de abril, em uma cidade no interior do Pernambuco. Ele era apresentador do programa "Ação e Cidadania" da TV Vitória e cobria notícias policiais. Era conhecido por denunciar constantemente a atuação de quadrilhas criminosas e questionar as autoridades locais.

A comissão reconheceu a atuação rápida da polícia em investigar as mortes e pede para que a profissão de comunicadores sociais das vítimas seja investigada como motivação dos crimes.

"Este Escritório faz um chamado para que realizem todos os esforços necessários com o fim de identificar os responsáveis materiais e intelectuais do crime, processá-los e, em sendo o caso, puní-los. Para a Relatoria Especial é imprescindível combater a impunidade para que se evite que fatos como estes se repitam.", termina a declaração da relatoria.

Clique aqui para ler a matéria original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário