quarta-feira, 11 de maio de 2011

Síria mantém pelo menos 5 jornalistas incomunicáveis

Fonte: Portal Imprensa

O Committee to Protect Journalists (Comitê de Proteção aos Jornalistas, em livre tradução) anunciou ontem (10) que a Síria mantém pelo menos cinco jornalistas sob custódia. A entidade pede ao governo sírio que revele a identidade dos profissionais locais e estrangeiros, e que os solte o quanto antes.

Desde março, a Síria enfrenta protestos da população. Uma das reações foi a detenção de jornalistas que cobriam as manifestações. O CPJ registrou que cerca de 20 jornalistas foram fisicamente agredidos, detidos ou expulsos da Síria desde o começo das movimentações populares.

Dorothy Parvaz, repórter da Al-Jazeera English, chegou na Síria no dia 29 de abril e não fez comunicação desde então, segundo seu noivo, Todd Barker. Sobre o caso, o coordenador do oriente médio e norte da África do CPJ declarou: "O governo da Síria, no período de uma semana, forneceu detalhes contraditórios sobre o paradeiro de Dorothy Parvaz" e pediu a soltura imediata dos jornalistas detidos.

Parvaz, foi transferida para a capital do Irã, Teerã, informa a Al Jazeera.

Ghadi Frances, jornalista do diário libanês As-Safir, foi detido em Damasco no sábado (7), de acordo com a mídia dos países de idioma árabe. Fayiz Sara, colaborador dos veículos árabes Al-Hayat, As-Safir e de outras publicações, foi preso no dia 11 de abril, segundo o CPJ. Mohamed Zayd Mastou, correspondente da Al-Arabiya, fora detido por oficiais sírios em 6 de abril, de acordo com sua esposa, informa o CPJ.

Akram Darwish, fotógrafo frelancer, foi detido em Qamishli, no nordeste da Síria, de acordo com a United Press International (União da Imprensa Internacional, em livre tradução). Ghassan Saoud, colaborador do libanês Al-Akhbar e do Al-Qabas, do Kuait, foi detido na sexta (6) em Damasco, de acordo com a mídia local e regional. O CPJ informa que Saouf já foi solto e voltou a escrever.

Clique aqui para ler a matéria original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário