segunda-feira, 9 de maio de 2011

Entidade quer leis para tweets de jornalistas ingleses

Fonte: Portal Imprensa

A Press Complaints Commission (PCC), entidade britânica que reúne reclamações contra a imprensa, pretende transformar tuites de jornalistas em opiniões editoriais em manifestações passíveis de questionamentos jurídicos, informa o The Guardian.

Em artigo, a PCC reclama o fato de não poder sugerir regras para monitorar os tuites de jornalistas, mesmo que sejam mensagens a partir de perfis pessoais.

No entendimento da entidade, a opinião de um jornalista expressa no microblog e sobre um fato em que esteja envolvido direta ou indiretamente reúne sua projeção profissional, logo, deve seguir regras de conduta.

A PCC classificou esta intenção como o início de um novo paradigma na comunicação, considerando a importância das redes sociais na contribuição de opiniões.

Nós próximos meses, a entidade irá produzir um relatório sobre caso de tweets em que o jornalista emitiu opinião e os desdobramentos deste comportamento. A expectativa é que, até o final de 2011, uma legislação específica seja apresentada oficialmente.

Atualmente, os perfis oficiais de veículos de comunicação no Reino Unido estão sob a legislação de mídia do país. No entanto, os pessoais estão protegidos pela lei de privacidade e direito de expressão.

Clique aqui para ler a matéria original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário